Levantamento do Sebrae mostra que a inflação baixa e a melhora no acesso ao crédito foram os principais fatores que encorajaram o dono de pequenos negócios a buscarem os bancos

Não é de hoje que os relatórios de tendências e os especialistas do varejo apontam que olhar para questões de diversidade é o caminho para conquistar e fidelizar os novos consumidores. Mais do que isso: esse novo consumidor cobra e não investe em marcas que não pensam nele.

Os chamados espaços pet friendly ainda são uma novidade no Brasil e fico na torcida para que se tornem cada vez mais comuns entre os estabelecimentos comerciais.

Trata-se de uma questão estratégica que pode ser decisiva na atração do cliente.

"NRF 2020 tecnologia com foco nas pessoas” é a capa da edição de fevereiro que traz como destaque as oportunidades presentes nos indivíduos e nos dados. Assuntos como desenvolvimento do varejo, a Nova Lei de Franquias, a diminuição da inadimplência e um início de ano com menos dívidas, a consulta ao cadastro positivo e um carnaval mais gordo para os comerciantes são outras matérias abordadas este mês.

Um cenário híbrido, com lojas físicas convivendo com o avanço do comércio online é uma tendência provável para o próximo ano. Os números mostram que isso é possível e analistas apostam neste contexto.