O carnaval está chegando, e com ele as festas e bloquinhos de rua, a cada ano mais cheios de foliões. Nesse período de folia, muita gente acaba perdendo ou tendo os documentos furtados, o que pode render muita dor de cabeça. Mas para minimizar os danos, além de informar a polícia, o cidadão pode ainda contratar o serviço Alerta Cheques e Documentos, que é gratuito e ajuda a evitar que outras pessoas utilizem os dados roubados para fazer compras.

A ferramenta é oferecida pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), que administra o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em Brasília. O presidente da entidade, José Carlos Magalhães Pinto, explica que, com o Alerta Cheques e Documentos, caso alguém tente usar os documentos pessoais ou mesmo cheques roubados do consumidor no comércio, os varejistas terão acesso aos dados de extravio e poderão, assim, recusar a venda. “Esse alerta constará nas informações do CPF consultado pelos lojistas ou mesmo pelas instituições que fazem uso de análise de crédito”, afirma.

O gráfico Rodrigo Ferreira teve um documento clonado no início deste ano e foi vítima de uma tentativa de empréstimo de dinheiro em nome dele. “Contratei o alerta por proteção, tanto minha, pois não quero ter meu nome sujo com o uso indevido do meu CPF, quanto dos lojistas, que também podem ter prejuízo vendendo para essas pessoas”, opina.

Vale lembrar que, mesmo com o serviço, continua sendo essencial fazer um boletim de ocorrência. “Depois, basta levar o BO ao balcão de atendimento do SPC em Brasília e solicitar o alerta”, explica o presidente da CDL-DF. É possível, ainda, comunicar a perda ou roubo pelo telefone da CDL-DF e entregar o boletim de ocorrência em até 24 horas.

O número para contato é o 3218-1401, e o balcão de atendimento está localizado no SCS, quadra 05, Bloco B, Sobreloja, Sala 75, Centro Comercial Amazonas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h. Na segunda e terça-feira de carnaval, não há atendimento, mas as atividades serão retomadas na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 13 h.

Saiba mais: http://www.cdldf.com.br/servicos/alerta-cheques-e-documentos