Os brasileiros trabalham quase cinco meses por ano apenas para pagar impostos – e a contrapartida em serviços públicos oferecidos ainda deixa a desejar. Para chamar a atenção sobre a alta carga tributária, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove em todo o País a 10.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI) em 24 de maio.

Na capital, a data atrai milhares de consumidores todos os anos, que já estão habituados a abastecer os carros na rede Jarjour pagando o preço da gasolina sem os impostos embutidos – os tributos são pagos pelos empresários participantes, apenas não são repassados ao preço final do produto. A novidade deste ano é a adesão de cinco grandes shoppings da cidade à campanha: Iguatemi, Brasília, Taguatinga, JK e Terraço.

O presidente da CDL Jovem DF, Raphael Paganini, que organiza as ações, afirma que as novas parcerias ilustram a relevância adquirida pelo DLI nestes 10 anos. “É um movimento que une consumidores e empresários em torno de um interesse comum: questionar o valor dos impostos ante a falta de retorno do poder público, em uma campanha de conscientização que movimenta o varejo e dá a oportunidade de comprar mais barato”, defende.

Paganini, que também é vice-coordenador da CDL Jovem Nacional, ressalta que a entidade, por meio do DLI, defende a simplificação tributária no Brasil. “Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência”, afirma. Para a CDL Jovem, um imposto único – ou medida similar – tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. “Assim, todos ganham: o País fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empregos e o consumo”, esclarece.

Os postos Jarjour da Asa Norte, da Asa Sul e de Taguatinga vão vender 30 mil litros de gasolina sem impostos (10 mil em cada unidade), e cada cliente poderá abastecer seu veículo com 20 litros de combustível, com pagamento em dinheiro. Nos shoppings, alguns produtos também serão vendidos com o desconto referente aos tributos. A lista de lojas participantes será divulgada em breve.

Serviço

Dia da Liberdade de Impostos 2018 no DF

Data: 24/5

Horário: ao longo do dia, enquanto durarem os estoques

Locais:

  • Postos Jarjour Asa Norte (Eixinho L - Q 206), Asa Sul (Eixinho L - Q 210) e Taguatinga Sul (CSB 8)
  • Shopping Iguatemi Brasília (SHIN CA 4 - Lago Norte)
  • Brasília Shopping (SCN Q 5 Bl O - Asa Norte)
  • Terraço Shopping (SHC AOS entrequadas 2/8 lote 5 - Octogonal Sul)
  • JK Shopping ( M-Norte 34 AE 1 - Taguatinga Norte)
  • Taguatinga Shopping (QS 1 lote 40 - Águas Claras)

Realização: CDL Jovem DF