Com a proximidade das eleições, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Distrito Federal está realizando uma série de encontros com candidatos pelo DF. O objetivo é apresentar as principais reivindicações do varejo local para os próximos anos e mostrar como os próximos mandatos podem contribuir com o desenvolvimento da unidade da federação.

No primeiro encontro, realizado na noite da última segunda-feira (3), foram recebidos o postulante ao Senado Izalci Lucas (PSDB) e o candidato a governador do DF Alberto Fraga (DEM). Uma das principais pautas discutidas foi a tributação. “Defendemos incentivos voltados para o varejo, não incidindo a duplicação da DIFAL e com a inclusão do DF no Simples Nacional aplicável a micro e pequenas empresas. O intuito é tornar o DF mais competitivo com os outros estados”, explicou o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto.

Em acordo, Izalci ressaltou que mudanças nos impostos que otimizem o ambiente de negócios desenvolvem economicamente a cidade, colaborando para a geração de empregos. Também foi abordada a destinação de uma área para o desenvolvimento de atividades varejistas que sirva como um polo de referência para os consumidores de dentro e de fora do DF. “Brasília tem potencial, pois recebe muitos congressistas e viajantes de negócios das mais diversas áreas, e essas pessoas poderiam estar consumindo mais se as condições fossem mais atrativas”, opinou o presidente da CDL-DF.

A revitalização de espaços, como a W3 Sul, e a melhoria nos estacionamentos por meio de parceria público-privada (PPP) também foram mencionadas como atrativos para a melhoria do comércio. Fraga relacionou as medidas, ainda, à segurança pública e comentou que a população prisional também pode contribuir com a economia, desenvolvendo atividades que atendam as necessidades da população enquanto cumprem pena.

Cadastro positivo, combate ao comércio informal, estímulo ao desenvolvimento de empresas locais, desenvolvimento das regiões administrativas (para que os trabalhadores possam exercer funções mais próximos de suas residências), acesso a linhas de crédito para micro e pequenas empresas e participação ativa do setor produtivo na administração pública também foram debatidos.

Além do presidente da CDL-DF, participaram do evento o presidente da CDL Jovem DF, Raphael Paganini, membros da diretoria da entidade e sócios efetivos. O próximo encontro será realizado com a candidata ao GDF Eliana Pedrosa (PROS) no dia 10 de setembro.