Em virtude do avanço do Coronavírus no Brasil, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) divulga as seguintes recomendações para orientação dos associados.

Atendimento ao Público
– Orientamos aos nossos associados que, em áreas de atendimento ao público, seja disponibilizado álcool gel aos clientes e que a limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros seja feita com álcool 70% ou solução de água sanitária e com uma frequência maior.

– O atendimento presencial deve ser feito a uma distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas, e os atendimentos a clientes externos e reuniões com fornecedores devem ser feitos por meios não presenciais: contatos telefônicos, videoconferências, e-mails e redes sociais.

Colaboradores
– Os colaboradores que fazem parte do grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal ou que tenham doença respiratória cônica) devem, se possível, realizar seu trabalho de casa.
– Copos, xícaras e talheres devem ser de uso individual.
– Caso o colaborador apresente os sintomas da doença, deve imediatamente ficar em isolamento em sua residência.

Eventos e reuniões
– Em conformidade com as medidas do Ministério da Saúde (MS), reuniões e eventos presenciais serão evitados. Desta forma, todas as agendas da CDL-DF previstas até o final do mês foram canceladas.
– Os encontros presenciais serão substituídos por videoconferências e chamadas telefônicas.

Medidas internas adotadas pela CDL-DF

- Na sede da CDL-DF disponibilizamos álcool em gel em todas as mesas e na van que transporta os colaboradores.
- A limpeza nos ambientes é feita com uma frequência maior e com álcool 70% ou solução de água sanitária.

Ministério da Saúde
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) desenvolveu aplicativo com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.
O aplicativo está disponível para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

Com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, a pasta disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração por parte das áreas técnicas do Ministério da Saúde.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenham recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede. O número é (61) 99289-4640.

A CDL-DF está acompanhando as atualizações da epidemia e as orientações anunciadas pelos órgãos competentes.

O Brasil conta conosco neste desafio.

O futuro, a gente é quem faz!

José Carlos Magalhães Pinto
Presidente da CDL-DF