Conectar varejistas e motoristas de pequenos caminhões para entregas de carga, cortando custos para as empresas. Essa é a missão da Vuxx, start-up criada por Felipe Trevisan em 2016. “O mercado sob demanda é muito fraco no setor de cargas no Brasil, então as empresas acabam optando por uma frota própria. Só que isso leva a gastos com investimentos, gerenciamento de motoristas, algo que está fora do core do negócio do varejista”, diz ele.

Na era em que vivemos, a tendência é que todos os documentos, aos poucos, passem ao formato digital. E não poderia ser diferente com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento e acesso à informação de qualificação civil e contratos de trabalho pela integração de diversos bancos de dados do governo federal. O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores, que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

"Sua excelência, o consumidor” é capa da edição de novembro que traz como destaque a tecnologia, que tem obrigado os varejistas a se renderem aos desejos do cliente. Assuntos para saber como inovar no varejo pet, a especialização de pequenas lojas que podem desbancar os supermercados e a redução de custos para empresas que adotam ferramentas de gestão são outras matérias abordadas este mês.

Confira o conteúdo completo no site ou no app “Revista Varejo SA”.

Quem vê cara nem sempre vê o bolso ou a vontade de um potencial cliente e pode deixar de fazer uma boa venda por pura discriminação pela aparência ou pelo traje. A história da professora de Educação Física que foi morar bem perto do mar ilustra bem essa história.

A chegada do Amazon Prime ao mercado brasileiro, em 10 de setembro, já provocou impacto de alto nível: em apenas um dia – data do anúncio da entrada no mercado dos serviços da gigante americana –, ações de varejistas perderam quase R$ 5 bilhões em valor de mercado.