O capital de giro é um dos fatores que mais afetam o dia a dia dos pequenos negócios, uma vez que ele ajuda a manter a saúde financeira da empresa. É com ele que o empreendedor repõe seus estoques e garante dinheiro em caixa quando as vendas são feitas a prazo. Como em todos os negócios, é preciso um bom planejamento, detalhando gastos em curto e longo prazo e possíveis entrada de recursos. O controle financeiro de uma empresa representa o primeiro estágio para a gestão do capital de giro. Nas micro e pequenas empresas, quando se consegue administrar essa prática de maneira eficiente, resolve-se, basicamente, a maioria dos problemas de natureza financeira.

Está chegando a hora. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018, entrará em vigor em agosto deste ano. Para quem ainda não sabe, a LGPD consiste num conjunto de normas que regulamentam o tratamento de dados pessoais de cidadãos no Brasil. Com isso, qualquer empresa que incluir em sua base informações de seus clientes, por mais básicas que sejam – como nome e e-mail –, deverão seguir os procedimentos previstos na nova lei. As empresas ou grupos que não cumprirem as novas exigências estarão sujeitos a multas pesadas.

"LGPD a lei que vai garantir segurança de dados para os consumidores” é capa da edição de janeiro que traz como destaque a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrará em vigor em agosto deste ano. Assuntos como dicas para controlar o capital de giro, pesquisa sobre as fintechs e a preferência dos consumidores e o uso de inteligência artificial nos negócios são outras matérias abordadas este mês.

Você já ouviu falar da iGeneration? É uma geração que nasceu em um universo totalmente digital e que cresce a todo instante. Carinhosamente apelidada de iGen,tem como principal característica a integração da tecnologia em seu cotidiano, o que tem transformado as formas de consumo e relacionamento com as marcas.

Uma das empresas que tiveram mais destaque no campo do conhecimento nos últimos anos foi o TED (de Tecnologia, Entretenimento, Design). Fundada nos anos 1980, a empresa sem fins lucrativos dissemina ideias através da internet. Uma das palestras mais famosas promovidas pelo TED trata da importância da desconstrução dos estereótipos.