Um dos eventos mais importantes para o comércio ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro. Realizado pela CNDL, o V Fórum Nacional do Comércio reuniu representantes do governo e do setor produtivo com o objetivo de discutir sobre o cenário pós-pandemia e os caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento do varejo no Brasil.

Os desafios do varejo pós-pandemia foi o assunto de abertura do Fórum, conduzido pelo presidente da CNDL José Carlos da Costa e o presidente do SEBRAE Carlos Melles. No segundo painel foram discutidas propostas para redirecionar a política econômica e o avanço da modernização no Brasil.

Foi tratado ainda o papel das relações institucionais e governamentais na formulação de políticas públicas. Foi apresentado o ‘Diagnóstico de Atuação Institucional do Sistema CNDL’, uma pesquisa que mapeou, nos últimos 12 meses, como o Sistema organiza sua atuação em defesa dos interesses do setor. Ficou ainda mais evidente a importância do associativismo em tempos de crise e o papel da CNDL na reestruturação do setor varejista no país. O encerramento da primeira noite foi marcado pelo discurso motivador do Ministro da Economia Paulo Guedes, que afirmou que o Brasil está preparado para crescer.

No segundo dia foram debatidas ações do governo para a retomada econômica e favorecer o ambiente de negócios no Brasil. Entre os presentes, estiveram o presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), o deputado federal Efraim Filho; e o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) e vice-presidente da CDEICS, o deputado Marco Bertaiolli. Também foram temas, os novos meios de pagamento e como eles impactam o comércio e as transformações do setor pós-pandemia.
O Fórum do Comércio criou um espaço de diálogo entre o governo e o setor produtivo. Essa cooperação entre o setor público e o privado é peça fundamental para o desenvolvimento econômico do país. É uma honra para a CDL-DF fazer parte como patrocinadora do evento.

Juntos damos voz ao comércio.

Wagner Silveira Jr.
Presidente da CDL-DF