Essa semana o Senado aprovou Medida Provisória que estimula crédito para micro e pequenas empresas. O projeto ainda volta à Câmara, pois o relator, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), modificou trecho do texto e acatou uma emenda.

A CDL-DF é a favor de qualquer iniciativa de aumento de crédito para micro e pequenas empresas, as mais prejudicadas com a pandemia. Entretanto, a alta dos juros torna qualquer empréstimo inviável, considerando que os negócios que resistiram até agora já têm dívidas de empréstimos ou impostos atrasados. Outro aspecto importante que deve ser estudado é a acessibilidade.

Reiteramos que oferecer mais crédito às micro e pequenas empresas não é suficiente para tornar o ambiente de negócios propício para o desenvolvimento do setor. A desburocratização e a simplificação dos tributos também devem fazer parte do planejamento do governo para salvar uma das principais fontes de emprego e renda do país.

Wagner Silveira Jr.

Presidente da CDL-DF