O Sebrae e o Banrisul firmaram, nesta sexta-feira (26), convênio de cooperação técnica e financeira para uso da garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), que permitirá a concessão de até R$ 120 milhões na linha de crédito Banrisul FAMPE Mais. O anúncio ocorreu em evento virtual, com a presença do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; do diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy; do vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, e de executivos das duas instituições.

Com o avanço tecnológico e ataques de hackers cada vez mais frequentes, os custos com crimes cibernéticos aumentaram em 2021 de $3.8 milhões para $4.2 milhões a cada violação de dados, chegando ao preço total médio mais alto dos últimos 17 anos, segundo pesquisa da IBM.

O ano de 2021 foi marcado pela forte digitalização dos processos e a constante mudança do consumidor, que está cada vez mais ativo no processo de compra.

A fim de desburocratizar e simplificar a legislação trabalhista, o governo federal consolidou, em 15 normas, mais de 1000 decretos, portarias e instruções normativas. O Decreto 10.854/2021, chamado de Marco Regulatório Trabalhista Infralegal (MRTI), foi assinado este mês pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Em seu discurso durante a cerimônia de assinatura do decreto, o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, afirmou que a medida combate “o emaranhado burocrático, tributário e ambiental que afetam os investimentos no Brasil”.

A população negra adulta é a que mais sonha em ser donos do próprio negócio, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e considerada a maior sobre empreendedorismo do mundo. No ano passado, de acordo com o estudo, 62,3% dos adultos pretos e pardos apresentavam esse desejo, uma diferença de 9,6 pontos percentuais se comparado com os adultos brancos (52,7%).