O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac) oferece consultoria gratuita para implementação de programas de inclusão e diversidade nas corporações. A iniciativa visa estimular a representatividade nas empresas, transformando a diversidade em valor competitivo e apoiando o desenvolvimento profissional de sub-representados pela sociedade.

‘‘Queremos ampliar a consciência sobre a importância da representatividade no mundo corporativo. Empresas que trabalham com esse tema são mais capazes de estabelecer relacionamentos duradouros com todo o público e ainda se destacar no mercado de trabalho. Diversidade e inclusão são valores essenciais para o desenvolvimento das corporações’’, comenta Hannah Souza, professora de psicologia e coordenadora do projeto.

Segundo a psicóloga, a consultoria será desenvolvida conforme o perfil e as necessidades de cada organização. A ideia é realizar, em primeiro momento, um diagnóstico para recolher todos os dados necessários e avaliar o ambiente de trabalho da empresa. Em seguida, um programa é montado de acordo com as informações obtidas, focando em ações proativas.

‘‘Fazemos uma avaliação organizacional por meio de um questionário com dados sociodemográficos dos membros. Além disso, elaboramos estudos focais e realizamos entrevistas individuais com mulheres, negros, homossexuais e pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, entre outras, para evidenciar as percepções sobre o tema de grupos sub-representações. A iniciativa faz parte do programa de iniciação científica do curso de psicologia do Uniceplac’’, explica.

O reconhecimento e respeito a uma cultura inclusiva é algo que tem trazido inúmeros benefícios ao mundo corporativo. A troca de experiências para a criação de soluções e o aumento da criatividade organizacional são algumas dessas vantagens.  No entanto, a inclusão precisa ir além e ser, de fato, abrangente para garantir um ambiente de respeito e com oportunidades iguais de crescimento.

‘‘Empresas que apoiam seus profissionais contribuem para a construção de um ambiente plural e democrático. A representatividade de diferentes grupos potencializa a confecção de serviços e produtos adequados a esse público. Veja o exemplo da Google, que contrata pessoas com deficiência auditiva para pensar na disposição dos subtítulos no Youtube’’ esclarece a coordenadora do projeto.

Interessados em participar devem enviar um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e mencionar no campo assunto ‘‘Gestão de diversidade + nome da organização’’. As consultorias podem ser realizadas de forma online ou presencial, conforme a preferência da empresa.

Fonte: Uniceplac